Nossa Senhora

Nossa Senhora
Pintura s/madeira

segunda-feira, 15 de abril de 2013

"Os Santos do Porto Fazem Milagres"


Estes Santos…

Cumpre assim, com estes recentes trabalhos mais uma devoção muito sua, muito de si, que é esta identificação com a cidade – Porto.
Sentindo-se do sítio e que o reivindica e se apresenta próxima da “Ramalhal” figura, que pondo a mão no peito proclamava:

-Tripeiro e com muita honra!

São assim os de cá. Um poeta portuense disse:

- que houve pintores/ que inventaram assim/ para seu uso o Porto.

Estes santos que Amália Soares agora nos trás, são do seu convívio quotidiano. Na penumbra das igrejas, onde o bom portuense pede proteção, os santos do alto dos altares lhe perdoam as faltas e rogam que acreditemos nos seus milagres.

Nos seus santos com os quais a pintora se expurga dos males do tempo, que é da ordem da universalidade, da grandeza do amor, da disponibilidade ao outro, da espontânea generosidade, do infatigável optimismo. Cabe a pintora, inteirinho na moldura deste retrato.

Os seus santos preferidos são aqueles que o povo canonizou muito antes da igreja os colocar no altar. Nesta sua galeria os “Santos da Casa” (que ajudam nas subidas mais difíceis e fazem milagres também aos de cá) posam garbosos porque a pose é o caminho certo da credibilidade e a pintora sabendo disso, de oficio, os pinta em saborosíssimos pormenores, encantadores detalhes, pacientíssimo trabalho que os tornam mais próximos, mais nossos, como que apelando a que possamos aceder à santidade. Assim fosse! Nos parecem dizer estes santos de Amália Soares.

É certamente acto religioso estas pinturas votivas, muito próximas das tabuinhas dos ex-votos, das caixinhas das esmolas, das bandeiras das irmandades, do figurado português, na sua garridice, cor e desenho. Estas pinturas recriam o santo e nesta atitude catequética, pois todo o homem é naturalmente religioso, até o ateu, como diz Eduardo Lourenço.

Estas pinturas e a pintora delas são testemunhos com crédito avançado no ingresso certo dos que merecem o paraíso.

Que S.Goldrofe, santo da minha terra, me proteja e estenda as suas benfazejas acções à pintora e minha amiga Amália Soares.

Assim Seja!...
                                                      Alberto Péssimo

----------------------------------------------------

Santos do Porto FAZEM MILAGRES

Exposição de pintura
De
Amália Soares

Nossa Senhora do Porto - Acrílico s/madeira

S. João Baptista - Acrílicos/madeira

Inauguração, Sábado, 4 de Maio às 15H30.
A exposição estará patente ao público de
Segunda a sexta-feira, das 9H00 às 18H00 até 31 de Maio.

(Inatel - Casa Jorge de Sena - Rua do Bonjardim, 501)
                                         4000 – PORTO

1 comentário:

  1. Olá Amália. É O Daniel, o violinista que tocou na exposição de pintura Intemporalidade na Vivacidade. Deu-me o seu cartão, lembra-se? E assim aqui estou a devorar o seu blogue inteirinho. Estou a gostar muito e as pinturas que pôs aqui são espetaculares! Decidi pôr o meu comentário aqui, porque gostei imenso das pinturas dos Santos, continue assim e também continue a publicar que eu a partir de agora seguirei o seu blogue com muito prazer. Beijinhos, Daniel

    ResponderEliminar