Nossa Senhora

Nossa Senhora
Pintura s/madeira

terça-feira, 10 de março de 2020

TRAJES

O MEU PORTUGAL TEM COR -TRAJES
Quando os deuses acabaram de pintar o mundo, verificaram que ainda lhes sobravam tintas. Olhando para o globo, encontraram no extremo ocidental, um cantinho que se espraiava no mar. Como era pequeno, divertiram-se a colori-lo.
No Minho, usaram o verde nas mais diversas tonalidades. Em Trás-os-Montes, usaram os castanhos, e como ficaram lindas as suas montanhas. No Alentejo usaram os amarelos e as suas searas começaram a dourar ao sol. No Ribatejo o vermelho espalhou-se nas vestes do campino que se exibe orgulhoso nas festas do Colete Encarnado. No Algarve o rosa floresceu nas árvores, e surgiram as amendoeiras.
É este o Portugal que pintei. Os trajes de outros tempos, continuam a brilhar no folclore, alegrando as nossas festas e romarias.
Ao olhares as minhas pinturas, podes encontrar algo da tua terra, esse é parte do meu objectivo.
Olha-as com os olhos da alma. A tua terra é a mais linda, podes percorre-la de norte a sul em pouco tempo, e sempre encontrarás paisagens diferentes. Quando os teus olhos já estiverem cansados de tanta cor, dirige-os para o mar. Num dia calmo verás Portugal a mirar-se vaidoso num espelho verde-azul. Se for um dia de inverno, o sol vai brindar-te com um grande arco-íris, onde os deuses guardaram o resto das tintas que sobraram para colorires os teus sonhos.
Amália Soares


Sem comentários:

Enviar um comentário